Cultivo Indoor de Cannabis:

Antes de começar um cultivo indoor de cannabis dentro de casa  ou no apartamento você deve saber certos pontos cruciais sobre o plantio indoor (em interior):

  • Construir ou comprar uma Grow Room?
  • Como escolher entre hidroponia, aeroponia ou plantio em terra?
  • Que tamanho de vaso devo utilizar para plantar maconha.
  • Como preparar a terra ou substrato para receber suas mudas ou brotos
  • Ciclos de crescimento e floração e como transplantar.
  • Qual tipo de iluminação devo utilizar no meu indoor?
  • Qual a temperatura, ventilação e humidade ideal para o cultivo indoor?
  • Como se livrar do cheiro que produz um pé de cannabis.

Introdução ao cultivo em interior de maconha.

Se depois de ler este guia, persistir alguma dúvida, comente e envie suas fotos. Não existe pergunta boba, pode ficar a vontade! 😉

GUIA BÁSICO CULTIVO INDOOR DE CANNABIS


Grow Room, Grow Box ou  Grow Tent? (câmaras de crescimento)

Para plantar em casa você deve preparar um espaço que seja fácil de controlar os fatores como humidade, temperatura e luz. O mais simples seria de utilizar o menor espaço possível para sua plantação de cannabis para economizar em gastos de energia com a luzes especializadas. Por exemplo, a Grow Tent ao lado comporta de 4 a 6 plantas e utiliza uma lâmpada HPS de 400W, um ventilador e um extrator ligado a um filtro de carbono.

Confira os seguintes guias avançados:


Escolhendo bem a semente, qual o tamanho de um pé de maconha?

Como você vai plantar em um lugar fechado, escolha sementes que são adaptadas para o plantio indoor. Ou seja, plantas de pequeno porte.

Normalmente esta sempre indicado nos sites que vendem sementes, mas você pode ter uma ideia do tamanho olhando a genética da planta.

Normalmente as plantas com maior porcentagem de Indica são mais robustas e de menor porte.

Um pé de cannabis em Indoor normalmente chega em torno de 1,5m.

Porém em exterior (outdoor) esse mesmo pé pode chegar a 3 metros de altura!

Veja os seguintes guias para saber mais:


Preparando a terra

Como este é um guia para principiantes, vamos supor que você escolheu o plantio em terra.

Confira os guias sobre hidroponia e aeroponia caso seja um cultivador avançado.

A qualidade da terra é essencial para obter um bom resultado no seu plantio de maconha. Idealmente uma terra com bastante material orgânico que normalmente são mais escuras. Você pode comprar em floriculturas ou lojas de material de jardinagem ou “cultivar” sua propria terra.

Confira como produzir uma terra de qualidade no Guia de Compostagem


Tamanho do vaso de terra em uma plantação indoor

Normalmente se utilizam três tamanhos de potes para cada fase do plantio. Germinação (menos de 1L), Crescimento até descobrir o sexo da planta (5-10L) e final do crescimento até o final da floração (20-40L)

Na parte da germinação, as raises estão muito curtas por isso você pode plantar muitas sementes em um pote grande (distância de 5-10cm) ou em vários potes menos de 1 litro por exemplo até a primeira fase de crescimento.

Broto de maconha, primeira fase de crescimento.

Atenção: Durante a fase de crescimento as luzes ficam ligadas 18 horas por dia e 6 horas apagadas.
Guia avançado: Iluminação especializada para plantio de cannabis

 

Porém na segunda fase de crescimento já é recomendável plantar em potes de 5 a 10 litros.

Cuidado na hora de transplantar o pequeno e frágil broto de cannabis no segundo vaso. Para isso usar uma colher de sopa pode ajudar.

Confira o guia avançado: 

Cannabis Indoor: Fase de crescimento e transplante

 

Assim que conseguir identificar o sexo da planta faça o transplante para um vaso de 20 a 40 litros terra nova e muito boa.

Dica: Quanto maior for o vaso mais a sua planta tem chance de crescer bem. Cuidado com os potes pequenos, influenciam muito no tamanho dos buds!

Na hora de transplantar para o pote definitivo (mínimo 20 litros) coloque uma camada de 3-5cm de pedras pequenas ou perlites no fundo.


Fase de floração

Quando o seu pé de cannabis chegar na 5ª fase de crescimento, ou seja entre e 6 a 8 semanas depois da primeira fase. Os primeiros pistilos das plantas fêmeas ja se vêem por toda parte na planta e ela ja conta com 5-8 camadas de galhos (ou andares).

Idealmente, em qualquer plantio que seja indoor ou outdoor, podemos ver se a planta recebeu luz suficiente observando a distância entre os nodos no final da fase de crescimento. Nesta etapa, quanto mais curto o espaço entre cada galho melhor.

ATENÇÃO:

Agora chegou a hora de passar a planta em estado de floração.

Mantenha as luzes ligadas por 12 horas ao dia
(e 12 horas desligadas)

Sigua o Guia Avançado:
Fase de floração da cannabis


Tipos de iluminação para o plantio de cannabis em interior

Existem três principais tipos de iluminação especializada para plantio em interior e mais especificamente para a maconha. As lâmpadas HPS, CFL e LED. Neste guia vamos comentar brevemente as características e os usos apropriados de cada uma.

Para saber mais siga este Guia Avançado:
Iluminação especializada para o plantio de cannabis

Lâmpadas HPS


As lâmpadas HPS (sodio) são as mais eficientes e sem dúvida as mais utilizadas. Porem podem produzir muito calor em espaços fechados e consomen bastante energia. Perfeita para uma Grow Room de muitas plantas.

Lâmpadas CLF (fluorescentes)

As lâmpadas CFL esquentam pouco e por isso são utilizadas em espaços pequenos como Grow Tent ou Grow Box de 4 plantas por exemplo. São parecidas com as econômicas vendidas no supermercado, porém muito mais potentes. A única desvantagem é que elas tendem render menos que as HPS.

LED


A iluminação LED não é mais novidade no mercado de cultivo indoor. Já existem muitas linhas que apresentam resultados surpreendentes na recolta e maior economia de energia que as CFL. O único problema é que, apesar de apresentarem uma longevidade muito maior que qualquer tipo de lâmpada no mercado, o LED ainda esta com um custo muito elevado.

Tubos fluorescentes



Os tubos fluor são principalmente utilizados até segunda fase de crescimento e na produção de mudas.

Para saber mais siga este Guia Avançado:
Iluminação especializada para o plantio de cannabis

TEMPERATURA, HUMIDADE IDEAL, VENTILAÇÃO E FILTRO DE ODORES PARA UM INDOOR DE MACONHA

Para plantar cannabis em interior, você vai querer manter a temperatura entre 18°C de noite e 30°C de dia. A planta de maconha gosta de uma humidade relativa do ar em aproximadamente 60-70% na fase de crescimento vegetativo e 40-60% na floração.

A temperatura e humidade ideal em um plantio indoor são principalmente controladas pela ventilação, a hora do dia de ligar a iluminação e a proximidade das luzes em relação a planta. Se você mora em um lugar muito quente, deixe para ligar as luzes a meia noite por exemplo.

Uma boa ventilação é crucial para o desenvolvimento das suas plantas de ganja. Um Grow em Indoor sempre consta com ao menos um extrator de ar no topo e um ventilador para fazer movimento de ar e “malhar a planta”.


Chegamos no fim deste guia básico de como plantar maconha em casa ou no apartamento. Este guia foi apenas para as pessoas que estão se introduzindo no mundo do cultivo indoor de cannabis. Para aprofundar em cada tema, siga os Guias Anvançados:

Espero que tenham achado este artigo útil. Comente suas dúvidas e dicas de cultivo!

Se gostou, compartilha!